Laboratório de Caracterização Física de Materiais

Sobre nós

O Laboratório de Caracterização Física de Materiais (LACAFIMA), inserido no Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN), foi projetado para funcionar como um laboratório multi-usuário, oferecendo suporte a toda a comunidade acadêmica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). Coordenado pelo professor Dr. Paulo Sérgio da Silva Porto, este espaço, cuidadosamente estruturado, integra a pesquisa e o desenvolvimento de materiais, enquanto adota medidas para a preservação do patrimônio e o controle de acesso. Com o objetivo de fomentar a colaboração acadêmica e o avanço científico, o LACAFIMA proporciona uma plataforma robusta para experimentação e análise, essencial para a evolução dos estudos na área de energia e materiais.

Dividido em duas unidades distintas, o LACAFIMA oferece uma infraestrutura segmentada e especializada. A primeira unidade, voltada para a via úmida, está equipada com uma Capela, Centrífugas, Estufas, Muflas e fornos, essenciais para o preparo e tratamento térmico de amostras. A segunda unidade, de via seca, é projetada para manter a integridade dos equipamentos e garantir condições ideais para análises precisas. Esta unidade abriga um conjunto de equipamentos sofisticados, como o DRX Miniflex600 (Rigaku), o Fluorímetro Duetta (Horiba), o Espectrofotômetro UV-VIS (Kasuaki), o Espectrofotômetro UV-VIS de Duplo Feixe (Quimis), o Stabino Potencial Zeta e o Nanoflex (DLS), entre outros, permitindo uma ampla gama de caracterizações físicas e químicas.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540